terça-feira, 17 de novembro de 2009

Biomecânica de Meyerhold

Oi, pessoal!

Na última segunda-feira a Iris nos deixou dois textos curtos para lermos: a mímica no século XX e a história do teatro brasileiro, ambos uma contextualização breve. Os textos vão estar sempre disponíveis no espaço e quem quiser uma cópia, é só anotar o nome na lista de xerox. Mesmo assim, vou disponibilizar eles aqui no blog (em baixo dos Colaboradores) para criar um acervo virtual da oficina.

A idéia geral do primeiro texto é a valorização do corpo do ator em detrimento do texto e dos outros elementos que compõem o espetáculo (cenário, figurino, música...).

Um dos teóricos que o texto cita é o diretor russo Meyerhold. Ele trabalha o ator através da Biomecânica, que é basicamente a decomposição de cada movimento, e a consciência de como o corpo executa esses movimentos (ossos + músculos), possibilitando uma melhor análise dos seus significados. Seguem dois vídeos com exercícios de Biomecânica para ilustrar.

Abraços!



3 comentários:

  1. Obrigada Iolanda ,adorei mesmo e pode colocar meu nome em todas as listas para fazer as cópias dos textos .bjs

    ResponderExcluir
  2. Pô... muito legal, pena eu não poder estar aproveitando estas aulas. Quanto aos textos também tenho interesse! Mas segunda dia 30 já estou na oficina e corro atraz

    Beijos... inté

    ResponderExcluir

Seguidores