segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Marcel Marceau e a Mímica

Eliane, Katia e Guilherme,

que ótimo encontrar vocês na oficina de Mímica!! Fiquei muito feliz de ver que vocês estão dando continuidade ao teatro em suas vidas e feliz de saber que vamos passar um bom tempo juntos nos descobrindo.

O que acharam do primeiro encontro? Pra mim foi uma delícia, é sempre bom estar em um lugar onde você pode errar e aprender, voltar do ponto de partida e perceber que você ainda não sabe NADA.

E cá entre nós... esse negócio de mímica é bem difícil! Eu devo ter quebrado umas 3 xícaras, uns 4 copos, 2 garrafas, pedi carona pra estranho... rs. Mas consegui sair com minha primeira lição: o OLHAR. Se você vê os objetos tudo fica mais fácil e induz o olhar do espectador também.

Pra finalizar, deixo um vídeo de um mestre da mímica que descobri por acaso esperando uma consulta no oftalmologista. Marcel Marceau (foto no título do blog). Ele estudou com o Étienne Decroux (a Iris comentou sobre ele) e também se inspirou nos clowns da Commedia Dell'arte italiana. Muito bom!

3 comentários:

  1. Otimo estar participando desta oficina e muito interessante trabalhar contigo e com o Paulo, Io, afinal... enfim... ;D

    Legal a observação do olhar, temos o costume de perder o olhar junto com a imaginação então é algo a ficarmos já atentos.

    Interessante este video o cara faz dois personagens ao mesmo tempo. E é realmente algo cotidiano, o divertido vem da maneira como o ator sente e exprime esses atos superficialmente cotidianos.

    Tenho estado muito preocupado com a postura. Inda mais pra mimica, creio que um corpo devidamente preparado seja extremamente necessario, e isto é o que enxergamos em pouquissimos casos.

    A relação da musculatura com a postura e as articulações devidamente alongadas parecem coisa simples, mas pra uma sociedade em geral sedentaria como a nossa, é algo raro.

    Entretanto é o basico para o nosso fim na arte de atuar... e como coisa tão basica já devia estar digerida e transformada e sem a necessidade de ser aqui exposta.

    No mais já fujo ao foco e esta noite mal durmi pensando na oficina ehehehe...
    É lindo mesmo esse processo que nem sei qual é mas sei que estamos passando...

    No mais Beijos abraços e inté!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto será muito divertido.

    Quanto à postura e articulações devidamente alongadas, Guilherme, concordo plenamente, algo raríssimo. Interessante é perceber o quanto nossas deficiências (eu tenho muitas) em relação a isso podem vir a ser objetos de brindadeiras em cena.

    O olhar...me intrigou o olhar do filho de uma amiga. Tenho cada vez mais certeza do quanto eles vêem além da matéria, do óbvio, vêem uma gama de luzes e cores que perdemos ao crescer.
    Como a Iolanda disse, devemos voltar a ver esses objetos que perdemos de vista, e acreditar.
    Boto fé.

    até a próxima

    ResponderExcluir

Seguidores